Description
Projeto de Extensão
Curso: CST em Terapias Integrativas e Complementares
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE
DESCRIÇÃO:
- Tarefas propostas já resolvidas
- Formatação segundo normas ABNT
- Correção personalizada
- Projetos Exclusivos disponíveis através do nosso WhatsApp.
- Projeto Completo (Capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, referencias).
Alertamos que é de responsabilidade do comprador fazer as modificações de responsável, antes do envio do mesmo.
CURSO: |
CST EM TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES |
COMPONENTE CURRICULAR: |
PROJETO DE EXTENSÃO I – TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES |
PROGRAMA DE EXTENSÃO: |
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE. |
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: |
A finalidade da extensão no Programa de Contexto à Comunidade está no importante papel social, através deste projeto ocorrerá uma maior integração entre a faculdade e a população, trazendo apoio a comunidade e difusão do ensino. Ao identificar as necessidades da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso de CST em Terapias Cognitivas e Complementares, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Autocuidado, fitoterapia, qualidade de vida, terapias alternativas, SUS
Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Parcerias com a Prefeitura e atuação em Unidades Básicas de Saúde; Associações de Bairros; Clínicas de Saúde Públicas e Privadas; Hospitais; Centros de Saúde; Casas de Repouso; Instituições de Longa Permanência para Idosos; Creches; Templos Religiosos; Escolas; ONGs. |
COMPETÊNCIAS: |
I – Conhecer e aplicar princípios de homeopatia, farmacologia, cosmetologia e fitoterapia em terapias integrativas e complementares;
II – Conhecer os fundamentos anatômicos e fisiológicos do corpo humano; III – Conhecer e aplicar gestão e conduta ética, em clínicas, consultórios ou instituições de saúde; IV – Conhecer e aplicar práticas integrativas de forma complementar em tratamentos de saúde ou de forma preventiva. |
PERFIL DO EGRESSO: |
O perfil do egresso do curso de CST em Terapias Integrativas e Complementares idealizado pela IES proporciona a formação do Tecnólogo Terapeuta Integrativo que, de acordo com as determinações legais do Curso Superior de Tecnologia em Terapias Integrativas e Complementares, tenha uma formação humanizada, crítica, ética profissional, social e ambiental, nas atividades relativas à área de Terapias Alternativas e Complementares, por meio de competências específicas que proporcionará o desenvolvimento das habilidades voltadas para aplicar terapias como: Biodança, Dança circular, Constelações Familiares, Bioenergética, Metafísica Quântica, Terapias com Florais, Geoterapia, Reflexologia Podal, Ozonioterapia, Hidroterapias, Ayurveda, Shantala, Reiki, Musicoterapia, Arteterapia, Auriculoterapia, Acupuntura, Moxabustão, Ventosas, dentre outras, sempre buscando a promoção da saúde e prevenção de doenças, possibilitando o bem-estar dos pacientes.
O Programa de Contexto a Comunidade permitirá o desenvolvimento de habilidades como conhecer e aplicar práticas integrativas de forma complementar em tratamentos de saúde ou de forma preventiva; Conhecer os mecanismos para proporcionar e manter a estabilidade física, mental e emocional do ser humano, compreendendo as complexidades envolvidas. |
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): |
Análise e resolução de problemas Flexibilidade e adaptação Tomada de Decisão |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: |
O objetivo de aprendizagem da extensão do curso de CST em Terapias Integrativas e Complementares vinculado ao Programa de Contexto à Comunidade está relacionado ao fato de disseminar o saber e a cultura ensinados na faculdade e a formação de novos saberes a partir das problemáticas identificadas na comunidade, que, aliados fortificam as habilidades desenvolvidas no decorrer do curso, preparando o egresso para uma atuação global, focado no mercado de trabalho e atuante junto à comunidade. |
CONTEÚDOS: |
I – Biossegurança;
II – Sistema Único de Saúde; III – Fitoterápicos. |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: |
ALMEIDA FILHO, Naomar. Saúde coletiva : teoria e prática. Rio de Janeiro : MedBook, 2014.
Cardoso, Telma Abdalla de Oliveira. Biossegurança e qualidade dos serviços de saúde. Curitiba: InterSaberes, 2016. FITOTERAPIA contemporânea: tradição e ciência na prática clínica. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. |
RELATÓRIO FINAL: |
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas. Todos os campos são de preenchimento obrigatório! |
Reviews
There are no reviews yet.