CURSO: |
ARTES VISUAIS – BACHARELADO |
COMPONENTE CURRICULAR: |
PROJETO DE EXTENSÃO I – ARTES VISUAIS |
PROGRAMA DE EXTENSÃO: |
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE. |
|
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: |
O Programa de Contexto à Comunidade para a extensão do curso de Artes Visuais, busca o desenvolvimento de competências e soft skills por parte dos alunos no âmbito de sua interação junto à comunidade. Ao identificar as necessidades de seu entorno, os alunos poderão efetuar ações que trazem apoio para a comunidade e contribuem para a difusão do ensino. Os locais que poderão contemplar esse projeto são: ONGs, Centros Culturais, Prefeitura, Associações de Bairros, Associações Comerciais, Escolas, Associações ligadas à profissão e diversos Órgãos Públicos. |
COMPETÊNCIAS: |
I – Interagir com as manifestações culturais da sociedade na qual se situa, demonstrando sensibilidade e excelência na criação, transmissão e recepção do fenômeno visual;
II – Atuar, de forma significativa, nas manifestações da cultura visual, instituídas ou emergentes;
III – Estimular criações visuais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico, objetivando o aprimoramento da sensibilidade estética dos diversos atores sociais. |
PERFIL DO EGRESSO: |
O perfil do egresso do curso de Artes Visuais idealizado pela IES busca formar profissionais conscientes de seus papeéis como cidadãos tanto local quanto globalmente. Sendo, críticos, generalistas, reflexivos, humanísticos e inovadores na sua atuação dentro do mundo das artes e suas vertentes, comprometidos com os desafios da sociedade contemporânea e articulados e expressivos na comunicação de conceitos, ideias e soluções. Sendo capazes de identificar as necessidades da comunidade e desenvolver ações, discussões, pesquisas e criação dentro de sua área de atuação. |
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): |
Comunicação Interpessoal
Planejamento e organização
Análise e resolução de problemas |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: |
Os objetivos da extensão do curso de Artes Visuais vinculados ao Programa de Contexto à Comunidade buscam contribuir com disseminação do saber e da cultura em uma troca com a comunidade locorregional. Preparando o egresso para uma atuação global, focado no mercado de trabalho e atuante junto a comunidade. |
CONTEÚDOS: |
I – Composição Visual;
II – Comunicação Visual;
III – O fenômeno visual. |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: |
CORDEIRO, Rafaela Q F.; COSTA, Marina; ARAÚJO, André C. da Silva D.; CAMPOS, Cláudia R. P D. Teorias da Comunicação. Porto Alegre: SAGAH, 2017.
OCVIRK, Otto G.; STINSON, Robert E.; WIGG, Philip R.; et al. Fundamentos de Arte. Porto Alegre: AMGH, 2014.
NOBLE, Ian; BESTLEY, Russell. Pesquisa Visual. Porto Alegre: Bookman, 2013. |
RELATÓRIO FINAL: |
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório! |
Reviews
There are no reviews yet.